Olívia, com 5 anos, aprendendo diferentes idiomas:
– Mamãe, ‘mon amour’ é uma vaca falando de amor?
Diversas do Lúcio
Lúcio tem dois anos, mas nos surpreende com sua capacidade linguística e com a sensibilidade e delicadeza que permeiam seus comentários…
… na rua, indo para a aula de canto com bebês:
– Oi pombinha, tudo bem? A gente vai pro coral, sabia? Sabia??… Eu sabio!!!
… no Jardim Zoológico, feliz em ver um macaco diferente:
– Olha, um Morangotango!!!
… em casa, com um brinquedo aparentemente quebrado:
– Mamãe, esse não sanfonia?
… na rua, indo para a aula de canto com bebês:
– Oi pombinha, tudo bem? A gente vai pro coral, sabia? Sabia??… Eu sabio!!!
… no Jardim Zoológico, feliz em ver um macaco diferente:
– Olha, um Morangotango!!!
… em casa, com um brinquedo aparentemente quebrado:
– Mamãe, esse não sanfonia?
Nova versão musical
Última versão do meu caçulinha (cantando super afinadinho por sinal) para a Música do Milton Nascimento:
“A Lua mamou, mamou
Taçou’ no céu um ‘tompasso’
A Lua mamou, mamou…”
Eu não me aguento e pergunto:
– Mas onde a Lua mamou, Ian?
E ele responde com cara de “óbvio”:
– No ‘mamá’ da mamãe dela, ué!
Futebol geográfico
O Pedro, com 3 anos e meio, estava em Florianópolis conversando com o Jairo, amigo da sua mãe, e resolveu contar algo que estava acontecendo na sua casa. Para entender melhor, o Jairo pergunta:
– Lá em São Paulo, Pedro?
De repente, ele fica muito bravo e responde:
– Nããão, Xão Paulo, não!
– Ué, mas como é o nome da sua cidade, então? – quis saber Jairo.
Nessa hora a cara feia desaparece, ele abre um sorrisão e diz:
– Corinthiaaassss!
Tênis desamarrado
Hora do recreio. Bruna está amarrando o tênis de Gustavo, quando a professora chega e fala:
– Ai, ai, ai, dona Bruna. De novo amarrando o tênis do Gustavo?! Desde que vocês fizeram parzinho na festa junina que você faz tudo para ele… Desse jeito ele não vai aprender mais nada.
Gustavo olha para a professora com um largo sorriso no rosto e diz:
– É que ela me AMA!!!
Difícil malabarismo
Miguel, ainda com 2 anos e 5 meses, pedindo algo bem complicado para sua mãe:
– Mamãe, faz malabarises?
Sem perder peças
Celular
Ana adora brincar de falar no celular com a sua terapeuta.
No primeiro dia em que propôs a brincadeira, ela demonstrou estar muito bem entrosada com as novas formas de comunicação.
– Então, Ana, o que você quer fazer hoje? Vamos continuar montando o quebra-cabeça?
– Não, vamos brincar de casinha? A gente é amiga e tem celular. Aí você me liga.
– Tá bom, então vou te ligar, atende aí: “Trrrriiim, trrrriiim”!
– Que é isso?
– Ué, o telefone tocando…
– Mas o telefone não toca assim.
– Ah, é mesmo, eu me esqueci… é que na época em que eu brincava de falar no telefone eles tocavam assim (risos). Agora vou fazer direito, vamos la! “Tãnãnãnãnã, tãnãnãnãnã”!
– Ah não, o meu celular não toca assim, não.
– Mas você nem tem celular. E o meu toca assim, oras… Bom, ok, me liga você, que eu atendo, então.
– Tá! Atende aí (começa a cantar, animadíssima): “I’m a barbie girl, in a barbie wooorld!”
Santo bonitão
Árvores e problemas
João Pedro, de 2 anos e 9 meses, já gosta de observar a natureza e também de descobrir o significado das palavras.
Dia desses, vendo o vento bater nas árvores, ele observou animado:
– Olha mãe! As árvores estão dançando!
E, tempos depois, quis entender melhor um problema:
– Mãe, o que é pobema?
– Problema é uma coisa difícil de resolver – explicou sua mãe.
Mas ele não se deu por satisfeito e completou:
– Não, mãe, uma coisa difícil de resolver é mistério!


