Lina, com três anos e meio, ajudando o papai a fazer sopa:
– É que eu adoro fazer recortagem, eu adoro… recortagem de batatas.
A incrível examinadora de cocôs
Sarah, ainda com 2 anos e 3 meses, começou a examinar seus cocôs:
– Olha mamãe, palece o dissaulo!
– Mamãe, esse palece a sachicha!
– É uma salsicha, Sarah? – quis saber sua mãe.
– Não, mamãe, é meu cocô, só palece sachicha. – explicou a especialista.
Do lado esquerdo do…
O Cauã, além de observar obras de arte no museu, também gosta de observar palavras:
– Vamos jogar um jogo? – pergunta sua madrasta.
– Que tal baralho? – propõe Cauã, que na sequência já completa: – … baralho… garalho, baralho, garalho. B…, Manô, o baralho mora do lado esquerdo de um palavrão!
Auto controle
Eric vivia se metendo em encrencas. Com 5 anos, já havia sido convidado a se retirar de duas escolas anteriores. A coordenadora pedagógica da escola atual estava tentando uma abordagem diferente, insistia em manter conversas periódicas com Eric, dando espaço para ele falar mais, lembrando sempre que era importante que ele percebesse melhor seus sentimentos, que se controlasse e extravasasse a raiva de outras formas que não fosse batendo nos colegas.
Em um certo dia, Eric entra na sala da coordenação com o rosto bem vermelho e tentando respirar fundo.
– O que foi Eric? – pergunta a coordenadora preocupada.
– É que eu tô se controlando, tô se controlando!
Vacas estrangeiras
Olívia, com 5 anos, aprendendo diferentes idiomas:
– Mamãe, ‘mon amour’ é uma vaca falando de amor?
O que é importante
Na escola de Felipe, em todo início de ano, são feitas algumas listas com as crianças, registrando “o que vamos aprender”, ou simplesmente as “regras gerais” combinadas previamente com os alunos, desde os três anos de idade.
Foi em um momento de retomada de uma dessas listas que a professora de Felipe falou:
– Então pessoal, vamos lembrar os nossos combinados?
“1) Levantar a mão para falar”.
“2) Ouvir o que o amigo diz, em silêncio” – Isso é muito importante, não é pessoal?
– SIM! – respondem todos animados.
– Bom, vamos continuar:
“3) Lavar as mãos antes de tomar o lanche”. Isso também é importante?
– SIM – novamente em uníssono…
– 4). Ah, essa também é muito importante. “Não bater no amigo”.
Neste momento, Felipe levanta a mão, demonstrando muita ansiedade para falar.
– O que foi Felipe, você quer falar alguma coisa?
– Professora, sabe o que é muito importante nessa vida?
– O quê?
– O que é mais importante, é não levar chineladas!
She-Ra!
Artur M. com 4 anos, anda em um momento vintage: quer assistir Caverna do Dragão, He-Man, She-Ra, Smurfs…
Dia desses, correndo, pulando e fazendo mil poses pelo caminho, ele deu seu grito de super herói:
– Pela onda de bacon!!!!!
(Sua mãe disse que quem adivinhar o que ele quis dizer ganha uma passagem para os anos 80 :).
Lua do dia
Pedras molhadas
Antenas
O Miguel, agora com cinco anos, continua bem inspirado em suas conversas…
Outro dia, passeando pela rua com a avó Célia, ele mostrou umas antenas da Embratel e perguntou:
– Celinha, sabe para que servem essas antenas?
– Para quê? – quis saber sua avó
E, tranquilamente, ele explicou:
– É para discutir o mundo.

